Leitor de Conteúdo

A Feira de Santa Maria: “Uma Experiência Aprendente e Ensinante”


Conteúdo publicado em  07/11/2020   

Desde 1994, realiza-se em Santa Maria este grande Evento, da Feira Internacional de Economia Solidária, que em 2020 completará a sua 27ª Edição e a 16ª Edição da Feira Latino Americana de EcoSol. A partir de 1998 a Feira tomou cunho Estadual, e em 2000 tornou a Feira Nacional e desde 2005, a Feira do Mercosul. A partir de 2007 a Feira tomou um cunho Latino Americano de grande articulação, também com os outros Continentes 

A FEIRA DE SANTA MARIA, faz parte da articulação Nacional de ECOSOL. As Feiras são grandes e significativos espaços, para dar visibilidade a Economia Solidária e as Políticas Públicas do Brasil em articulação com o Poder Público, Organizações, Entidades Parceiras e os Empreendimentos Solidários.

A FEIRA DE SANTA MARIA é um grande braço do FSM (Fórum Social Mundial) coordenado pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Cáritas Brasileira Regional/RS e os Fóruns com os Empreendimentos de Economia Solidária. A organização da Feira é uma grande Escola de participação, comprometimento, Democracia e Autogestão.

Juntamente com a Feira acontecem Conferências, Seminários, Oficinas, Debates, Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social, Momentos Culturais, Levante da Juventude e outras atividades, onde as pessoas se tornam sujeitos participativos e os Empreendimentos Solidários, colocam a disposição dos Consumidores/as uma grande variedade de produtos produzidos pela Economia Solidária,  Agricultura Familiar, articulação com os consumidores/as e Entidades parceiras e apoiadoras.

Durante a Feira, acontecem as práticas do Comércio Justo e do Consumo Ético e Solidário e as Trocas Solidárias e muitas atividades de Formação e Interação. 

Na Feira não há consumo de cigarros. A água não é comercializada, pois a Água é um Bem Universal e um Patrimônio da Humanidade. Durante a Feira não há comercialização de refrigerantes. Os produtos deverão ser de procedência Ecológica. A linha Editorial da Feira, tem plena sintonia com a proposta. É um Evento que vale a pena. Ela vale mais do que um curso. Ela trabalha com a teoria e a prática articulando o campo e a cidade e as diferentes Culturas e Etnias 

ECONOMIA SOLIDÁRIA: OUTRA ECONOMIA ACONTECE! A FEIRA DE SANTA MARIA É UMA EXPERIÊNCIA APRENDENTE E ENSINANTE, que fortalece os processos participativos, organizativos, autogestionários e transformadores, fortalecendo o Modelo de Desenvolvimento Solidário, Sustentável e Territorial. Esta proposta forma sujeitos e cidadãos/as no exercício da Cidadania, fomenta Políticas Públicas, a Inclusão Social e Cidadania com a ‘’TRANSFORMAÇÃO PELA SOLIDARIEDADE’’. A Feira de Santa Maria, como “Experiência Aprendente e Ensinante”, já inspirou muitas Feiras de Economia Solidária no Brasil e na América Latina. São Processos participativos e multiplicadores das Tecnologias Sociais Aprendentes e Ensinantes.

Para contatos e informações:

  PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA

  Rua Silva Jardim, 1704 – Centro – CEP 97.010-490 - Santa Maria - RS - Brasil

  Fone: 55 3219 4599 / 3223 0219 / 55 999685 6282 whatsapp

  E-mail: projeto@esperancacooesperanca.org.br / feicoop2020@gmail.com

  Sites: www.esperancacooesperanca.org.br / www.esperancacooesperanca.org

  Facebook: www.facebook.com/feicoop

“O MAIOR EVENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA AMÉRICA LATINA”






Todas Categorias

Inscrições on-line


Últimas notícias